: NONA ENFERMARIA: CLÍNICA MÉDICA: DERMATITE DE CONTATO

sábado, 11 de julho de 2009

DERMATITE DE CONTATO

A dermatite de contato é a inflamação causada pelo contato com uma determinada substância. A erupção permanece limitada a uma área específica e, freqüentemente, apresenta limites bem definidos. As substâncias podem causar inflamação cutânea através dos seguintes mecanismos: irritação (dermatite de contato irritativa) ou reação alérgica (dermatite de contato alérgica). Mesmo os sabões suaves, os detergentes e determinados metais podem irritar a pele após um contato freqüente.

Algumas vezes, a exposição repetida (mesmo à água) pode ressecar e irritar a pele. As substâncias irritativas fortes, como os ácidos, os álcalis (p.ex., produtos para limpeza de esgoto) e alguns solventes orgânicos (p.ex., a acetona presente nos removedores de esmalte para as unhas), podem causar alterações cutâneas em poucos minutos.

Em uma reação alérgica, a exposição inicial a uma determinada substância (ou, em alguns casos, as primeiras exposições) não produz uma reação, mas a exposição seguinte pode provocar prurido e dermatite em 4 a 24 horas. Os indivíduos podem utilizar (ou podem ser expostos a) substâncias durante anos sem qualquer problema e, subitamente, apresentam uma reação alérgica. Mesmo as pomadas, as loções e os cremes utilizados no tratamento da dermatite podem causar esse tipo de reação.

Aproximadamente 10% das mulheres são alérgicas ao níquel, a causa mais comum de dermatite causada por jóias. As pessoas também podem desenvolver dermatite a partir de qualquer material que eles entrem em contato durante o trabalho (der-matite ocupacional). Quando a dermatite ocorre após o indivíduo tocar determinadas substâncias e, em seguida, expor a pele à luz solar, o quadro é denominado dermatite de contato fotoalérgica ou fototóxica. Essas substâncias incluem os filtros solares, as loções pós-barba, certos perfumes, antibióticos, o alcatrão da hulha e óleos.

Causas Comuns de Dermatite Alérgica de Contato

- Cosméticos: substâncias químicas utilizadas para depilação, esmalte para unhas, removedores de esmalte, desodorantes, produtos umectantes, loções pós-barba, perfumes, filtros solares.

- Composto metálico (em jóias): níquel.

- Plantas: hera venenosa, carvalho venenoso, sumagre venenoso, tasneira, prímula.

- Drogas presentes em cremes de limpeza de pele: antibióticos (penicilina, sulfonamidas, neomicina), anti-histamínicos (difenidramina, prometazina), anestésicos (benzocaína), antissépticos (timerosal), estabilizadores.

- Substâncias químicas utilizadas na fabricação de peças do vestuário: substâncias utilizadas para tingir calçados; aceleradores da borracha e antioxidantes em luvas, calçados, roupas íntimas e outras peças do vestuário.

Sintomas

Os efeitos da dermatite de contato variam desde uma hiperemia (rubor) discreta e de curta duração até uma inflamação grave com formação de bolhas. Freqüentemente, a erupção cutânea apresenta pequenas vesículas (bolhas diminutas) pruriginosas. No início, a erupção cutânea é limitada ao local do contato, no entanto, posteriormente, ela pode disseminar-se. A área da erupção cutânea pode ser muito pequena (p.ex., os lobos das orelhas, quando a causa da dermatite são brincos) ou pode afetar uma grande área do corpo (p.ex., quando uma loção para o corpo é a causa da dermatite). Quando a substância responsável pela erupção cutânea é removida, a hiperemia desaparece em poucos dias. As vesículas podem drenar e formar crostas, mas elas secam rapidamente. A descamação residual, o prurido e o espessamento temporário da pele podem durar dias ou semanas.

Diagnóstico

A causa da dermatite de contato nem sempre é fácil de ser determinada, pois as possibilidades são infinitas. Além disso, a maioria dos indivíduos não tem conhecimento de todas as substâncias que entram em contato com sua pele. Freqüentemente, a localização da erupção inicial é uma pista importante. Quando o médico suspeita de uma dermatite de contato, mas um processo cuidadoso de eliminação não consegue definir a causa, poderá ser realizado um teste cutâneo. Para este teste, pequenos adesivos contendo substâncias que comumente causam dermatite são aplicados sobre a pele e mantidos durante dois dias para se observar se ocorre uma erupção cutânea sob um deles.

Apesar de útil, o teste cutâneo é complicado. O médico deve decidir quais são as substâncias que devem ser testadas, a quantidade de cada substância que deve ser aplicada e quando o teste deve ser realizado. Além disso, a interpretação dos resultados do teste cutâneo pode ser difícil. Os testes podem fornecer resultados falso-positivos ou falso-negativos. A maioria dos indivíduos consegue descobrir a causa de sua dermatite sem o teste cutâneo, eliminando de modo sistemático as possíveis causas. Contudo, o teste cutâneo pode prover pistas importantes para se identificar a causa.

Tratamento

O tratamento consiste na remoção e na evitação de tudo que esteja causando a dermatite de contato. Para prevenir a infecção e evitar irritação, o indivíduo deve limpar a área regularmente com á gua e um sabão suave. As vesículas não devem ser rompidas. O curativo seco também pode ajudar na prevenção contra as infecções. Os cremes ou as pomadas de corticosteróides geralmente aliviam os sintomas da dermatite de contato leve, exceto quando o indivíduo apresenta uma quantidade muito grande de vesículas, como no caso do contato com a hera venenosa. Algumas vezes, para os casos graves de dermatite de contato, são prescritos comprimidos de corticosteróides (p.ex., prednisona). Embora os anti-histamínicos aliviem o prurido em algumas situações, eles não são particularmente úteis na maioria dos casos de dermatite de contato.

Referência(texto):
Merck Sharp & Dohme
www.msd-brazil.com

4 comentários:

  1. A resposta ao diagnóstico da imagem atual. As equimoses que o paciente apresenta na região periumbilical e no flanco esquerdo, são respectivamente o sinal de Cullen e o sinal de Grey-Turner. Sinais indicativos de hemorragia retroperitoneael, podendo ser causada por pancreatite necro-hemorrágica e aneurisma roto de aorta abdominal, por exemplo.

    Alessandro Melo.

    ResponderExcluir
  2. vamos ver Alessandro, aguarde resposta dia 17 de julho
    abs Eraldo

    ResponderExcluir
  3. meu nome é renaldo ferreira sofro com a dermatite ha pelo menos 10 anos ja tratei com diversos profissionais e nao acha cura .entao eu pergunto sou trabalhador braçal de sol a sol vou vivendo e tratando a doença ,seria uma causa de afastamento do trabalho? poderia aposentar?

    ResponderExcluir
  4. Renaldo é dificil opinar sem ver qual o tipo de lesão de de pele que voce apresenta e se relmente é um tipo de dermatite e qual seria a causa da mesma.Assim sendo dizer que seria ou não motivo para afastamento de suas atividades fica dificil pois além de não estar vendo o tipo de lesão, eu não sei qual sua atividade profissional e se haveria relação desta com a lesão de pele.Quanto a se aposentar é dificil,pois se houver relação das lesões com o seu tipo de trabalho o que será sugerido é sua mudança de setor.
    Para finalizar caso voce more no Rio de Janeiro a Santa Casa tem um dos melhores serviços de dermatologia do pais, marque uma consulta que com certeza eles darão seu diagnóstico.
    Obrigado pela visita
    Eraldo

    ResponderExcluir