: NONA ENFERMARIA: CLÍNICA MÉDICA: Nódulo da Irmã Maria José

terça-feira, 21 de julho de 2009

Nódulo da Irmã Maria José

A Irmã Maria José
Em 14 de maio de 1856 nascia em Salamanca, Nova Iorque, Julia Dempsey que em 1878 ao ingressar na Ordem 3ª de São Francisco, Congregação de Nossa Senhora de Lourdes (Ronchester, Minnesota), adotaria o nome de “Sister Mary Joseph Dempsey”(Irmã Maria José).
Destacou-se em vida por sua capacidade administrativa e habilidade nos cuidados aos pacientes do St Mary’s Hospital, onde foi lotada em 1889. Lá conheceu William Warral Mayo e seus dois filhos Charles Horace Mayo e William James Mayo, tornando-se assistente deste último. Mais tarde, seria grande colaboradora na criação e fundação da famosa Mayo Clinical(Clinica Mayo).
Em 1906 criou a Escola de Enfermagem do St Mary’s Hospital, onde hoje o prédio do complexo cirúrgico leva o seu nome: ”Joseph’s Building”.
Faleceu no dia 29 de março de 1939 em Rochester.

O nódulo: semiologia e interpretação
Quando assistente de William James Mayo, a irmã Maria José chamou a atenção do cirurgião ao fato de ter observado a associação da presença de nódulo umbilical e tumores malignos intra-abdominais. Mayo publica em artigo o fato, referindo-se ao nódulo como “sinal em botão de calça”, correlacionando sua detecção à presença de tumores malignos abdominais. O termo nódulo da irmã Maria José é usado pela primeira vez em 1949, por Hamilton Bailey, ao descrever este tipo particular de metástase em seu livro “Demonstration of Physical Signs in Clinical Surgery”.

Clinicamente o nódulo é identificado pela inspeção e/ ou palpação, apresentando consistência endurecida, aderido aos planos vizinhos e na maioria das vezes indolor a manipulação. Sua presença esta relacionada freqüentemente a malignidade, com origem digestiva em 52% dos casos, onde os tumores de estomago são predominantes. Os tumores ginecológicos são encontrados em 28% dos casos, com os tumores de ovário sendo neste grupo os mais detectados.
Em cerca de 11% dos casos em que há presença do nódulo da Irmã Maria José ao exame clínico, o sitio primário não é identificado.
Estima-se que entre 1% a 3% dos tumores abdomino-pélvicos apresentem metástases umbilical, podendo a via de disseminação ser hematogênica, linfática ou por contigüidade.
A metástase cutânea para a região umbilical esta associada a rápida progressão da doença neoplásica, com sobrevida de poucos meses após sua identificação e, em raros casos a sobrevida excede a 5 anos.(vide fotos abaixo)
Raramente o umbigo é sitio de tumor primário tais como: melanoma, carcinoma basocelular, carcinoma de células escamosas, sarcomas, etc.
A presença de nódulo umbilical em doenças benignas como: endometriose, fibroma, granulomas por presença de corpo estranho, quelóides e outros, pode ocorrer, sendo nestes casos nominados de pseudo nódulo da Irmã Maria José.
Devemos estar atento as hérnias umbilicais como inclusas no diagnóstico diferencial das nodulações desta região.

Conclusão
A detecção do nódulo da Irmã Maria José ao exame clínico deve ser considerada como indicador da presença de neoplasia, com sítio de predomínio primário abdomino-pélvico e predição de sobrevida curta.
É necessário que qualquer lesão umbilical, evidenciada ao exame fisico, tenha avaliação cuidadosa e criteriosa devendo ser biopsiada (por agulha fina) e os resultados histopatológicos correlacionados com as evidências dos achados clínicos.

Referências:
1. "Sister Mary Joseph Dempsey." Encyclopædia Britannica. 2009. Encyclopædia Britannica Online. 07 Jul. 2009 .
2."Mayo family." Encyclopædia Britannica. 2009. Encyclopædia Britannica Online. 07 Jul. 2009 .
3. Deb P, Rai RS, Rai R, Gupta E, Chander Y. Sister Mary Joseph nodule as the presenting sign of disseminated prostate carcinoma. J Can Res Ther 2009; 5:127-9.
4. Fogaça HS, Chagas VLA, Tolentino YFM, Ribeiro VCM, Ximenes LLL.Nódulo umbilical metastático (Nódulo da Irmã Maria José) um sinal de alerta para tumoração maligna intra-abdominal. Relato de caso. RBGO v.nº6, 2003:449-452.
5. Galvan VG. Sister Mary Joseph”s nodule.Annals of Internal Medicine, v. 128, March 1998: 410.
6. Salinas F, Martínez L , Egea J, López J. Sister Mary Joseph's nodule.Med Clin (Barc). 2007;129:120.
7. Shah S, Gupta S. Shet T, Maheshwari A, Wuntkal R, Mohandas M. Metastatic clear cell variant of hepatocellular carcinoma with an occult hepatic primary. Case reports. Hepatobiliary Pancreat Dis Int., v.4(2), May 15, 2005:306-7.

Autor: Professor Eraldo dos Santos, Docente da Cadeira de Semiologia, Departamento de Clinica Médica da FTESM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário