: NONA ENFERMARIA: CLÍNICA MÉDICA: Medicina e Arte

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Medicina e Arte

Tratamento de hérnia de disco

Hipócrates, o "Pai da Medicina", nasceu em 460 a.C. na ilha grega de Cós. É famoso por haver escrito os aforismos e o Juramento feito pelos futuros médicos nas solenidades de formatura.Também entrou para a História porque foi, possivelmente, o primeiro a preconizar um tratamento para hérnia de disco. Tal tratamento consistia em pendurar o paciente de cabeça para baixo, encostado numa escada por 40 dias, e nessa posição ele deveria se alimentar, dormir e estar sob a tração da gravidade.

Já na era Cristã, o médico Cláudio Galeno (129-199a.C), também conhecido por Galeno de Pérgamo, modernizou o tratamento da hérnia de disco inventando a tração mecânica: uma roldana junto aos pés do paciente puxava uma correia de couro atada logo acima dos joelhos, enquanto outra roldana acima da cabeça fracionava uma correia atada ao paciente logo abaixo das axilas. Enquanto as duas roldanas em movimentos opostos tracionavam a coluna, o médico, despido e sentado sobre as costas do paciente, dava "pulinhos" na tentativa de reduzir a hérnia de disco.


A coluna vertebral desenhada por Leonardo da Vinci

Um dos primeiros estudiosos e artistas a desenhar com perfeição a coluna vertebral humana foi Leonardo da Vinci (1452?-1519). Ele foi o primeiro a mostrar a coluna com sua totalidade de vértebras: 33. Os desenhos de da Vinci são tão perfeitos que, apesar de feitos no período do Renascimento, já detalhavam todos os acidentes anatômicos de vértebras complexas como o atlas e o áxis. Também com perfeição, Leonardo da Vinci desenhou o sacro.
Abaixo do sacro ele desenhou o coccix, assim chamado porque lembra o bico de uma ave européia chamada cuco, muito representada no passado em relógios de parede, de onde saía para avisar a hora certa. "Cóccix" é o termo grego (kókkyx) para "cuco".


Um dos desenhos mais fantásticos de Leonardo da Vinci chama-se O Coito (1492) e mostra o corte sagital de um casal durante a cópula.O artista acreditava que o receptáculo de armazenamento dos espermatozóides era o cérebro.E que o pênis possuía duas uretras, uma com função urinária e ligada diretamente à bexiga, e outra situada superiormente à urinaria e originada da medula espinhal. Assim estava explicada, sob o ponto de vida de Leonardo da Vinci, a via ejaculatória: os espermatozóides saíam do cérebro, passavam pela medula e, ao nível do sacro, a uretra partia em direção à glande peniana. É curioso observar que, no entendimento do artista, o esperma ejaculado era lançado diretamente no interior do canal cervical. Ele acreditava que o óstio externo da uretra masculina (meato urinário) no ato sexual acoplava-se com precisão ao ostio externo do útero (óstio uterino).


Na seção Medicina e Arte voce vai encontrar este texto em: As Belas Artes da Medicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário