: NONA ENFERMARIA: CLÍNICA MÉDICA: MARCHA ATÁXICA: Polineuropatia

quarta-feira, 25 de março de 2009

MARCHA ATÁXICA: Polineuropatia

VÍDEO: MARCHA ATAXIA & POLINEUROPATIA PERIFÉRICA

Ataxia (gr ataxía) - Desordem e falta de coordenação nos movimentos voluntários.

O vídeo abaixo mostra ataxia na marcha, em paciente com anemia megaloblástica e consumo habitual, há longa data, de bebidas contendo álcool.

Observar disbasia (alargamento da base em busca de equilíbrio) e que o paciente ao andar flete a coxa, levanta demasiadamente a perna e nota-se que o pé cai. O bico do sapato toca no solo,com força, como se escavasse o mesmo. Este tipo de marcha é encontrada em neuropatias periféricas que comprometam o nervo fíbular comum ou ciaticopoplíteo externo, que são responsáveis pela a dorsiflexão do pé. É denominada de marcha"escarvante" ou stepage.

Eraldo dos Santos, professor de Clinica Médica da Faculdade de Medicina da FTESM

4 comentários:

  1. Tenho POLINEUROPATIA HEREDITARIA e estou a procura de informações,minha unica filha tambem. Não metreço sentir a doença tomando conta de mim e eu não sei o que fazer. Preciso de ajudas ou uma palavra de conforto.

    ResponderExcluir
  2. recomendo que procure um neurologista para avaliação, caso more no Rio de Janeiro vá ao Instituto de Neurologia Deolindo Couto(fica em Botafogo,Av. Pasteur, 250) e procure o prof. Claudio Gress, podendo falar em meu nome.
    Não se deixe tomar pelo desanimo, existem formas de controle da doença.
    As ordens

    ResponderExcluir
  3. Olá! Meu pai sofre de polineuropatia. Se trata há 6 anos, mas os resultados não são percebidos. Ele mora no interior do RS, e receio que lá não existam tratamentos adequados ao caso dele. Terias algum centro que trate exclusivamente (ou estude) a polineuropatia no sul do Brasil? Grata desde já,
    Patrícia Facchini Lampert

    ResponderExcluir
  4. Patricia a polineuropatia deve ser avaliada por um especialista em neurologia e ter investigada a sua causa.Um grupo enorme de doenças pode causar neuropatia periférica.
    A Santa Casa de Misericódia de Porto Alegre é um lugar de excelencia para voce levar seu pai.
    Clique no link abaixo
    http://www.santacasa.org.br/servicos/corpo_clinico.php

    ResponderExcluir