: NONA ENFERMARIA: CLÍNICA MÉDICA: PULSAÇÕES DA TRAQUÉIA

quarta-feira, 18 de março de 2009

PULSAÇÕES DA TRAQUÉIA

PULSAÇÕES DA TRAQUÉIA: Sinal de Oliver-Cardarelli

A posição normal da traquéia é na linha mediana do pescoço, sendo mais facilmente visualizada em pessoas magras, com pescoço longo. É palpável, qualquer que seja o tipo constitucional do paciente, sendo de fácil percepção e analise bem como a face anterior e lateral da laringe.
A traquéia poderá ser desviada lateralmente por afecções pleuro-pulmonares (fibrose, atelectasia, derrames pleurais ou pneumotórax) ou do mediastino (tumores e doenças cardio-vasculares) que exerçam pressão lateral ou posterior.
Podemos, na palpação da traquéia, perceber pulsações, em virtude da proximidade das carótidas, das relações do brônquio esquerdo com a crossa da aorta e aurícula esquerda. Em determinadas situações estas pulsações podem constituir sinal de patologia cardiovascular, aneurisma aórtico ou insuficiência cardíaca com crescimento da aurícula esquerda.
Destacamos neste trabalho a análise das pulsações da traquéia e sua interpretação, no exame clínico do paciente.

SINAL DE OLIVER

Com a cabeça em posição anatômica (sinal de Oliver) ou levemente inclinada para trás (sinal de Mac-Donnel*), fixamos a cartilagem cricóide com o polegar e o indicador da mão direita, fazendo leve pressão no sentido caudo-cranial(Figura 1). Em pacientes portadores de aneurisma da crossa da aorta, poderá ser percebida a movimentação da laringe para baixo, sincronicamente ao pulso arterial.
Tal achado semiológico se deve ao íntimo contato da aorta aneurismática, na sua concavidade, com o brônquio esquerdo, transmitindo a este a pulsação arterial.
Em algumas situações, esta manobra pode provocar dor e/ou espasmo laríngeo, causando desconforto e sendo perigoso para o paciente.

*
Obs: O sinal de Mac-Donnel expressa o mesmo significado propedêutico do sinal de Oliver.

SINAL DE CARDARELLI

Consiste em se fazer delicada pressão na laringe (cartilagem cricóide) com o polegar ou dedo médio da mão direita, no sentido lateral da direita para a esquerda, deslocando a traquéia da sua posição mediana para este lado(Figura 2). Caso haja presença de aneurisma da crossa aórtica, perceber-se-a movimentação rítmica laringotraqueal. Este achado será de maior valor diagnóstico se desaparecer com o deslocamento da laringe para o lado contrario (da esquerda para a direita).

CONCLUSÃO

O sinal de Oliver e de Cardarelli baseiam-se na pulsação laríngea, como resultado da impressão das pulsações sobre o brônquio fonte esquerdo ou bifurcação traqueobrônquica por aneurisma da crossa da aorta(ou crescimento auricular esquerdo - Edwald). Buscam o mesmo objetivo, que é a identificação de dilatação da concavidade da aorta, o primeiro correspondendo em localização, a dilatação mais medial da crossa e o segundo a porção mais distal. Como, nas condições de dilatação da crossa da aorta todo o seu segmento se fecha frequentemente com uma dilatação uniforme, associam-se os sinais com a denominação de Sinal de Oliver-Cardarelli.
Atualmente com os recursos tecnológicos de imagem estes sinais são pouco valorizados por alguns mas, na pirâmide do processo diagnóstico, continuam sendo importantes no que tange a racionalidade na solicitação de exames complementares baseados nas evidências dos achados clínicos.
Figura 1
Figura 2


Fontes Bibliográficas:
1. Surós J., Semiologia Médica y Técnica Exploratória, Salvat Editores S.A., 6ª ed. Barcelona, 1978.
2. Vieira R., Semiologia Médica,12ªed.,Editora Guanabara Koogan S.A.,Rio de Janeiro,1980
3. Bethlem Newton; artigo: Simplificação da nomenclatura padrão em doenças torácicas;Jornal de Pneumologia 6(4), dezembro 1980.
4. López M., Laurentys J.M., Semiologia Médica,1ªed., Livraria Atheneu.Livraria Interminas, 1986.
5. Ramos Júnior, J. Semiotécnica da observação clínica. 7ª ed. São Paulo, Sarvier, 1998.

Autores: Alessandro Bizzotto, Amanda Muniz, Bruna Natal, Lorenna Belladonna, Marina Hermsdorff, Natasha Geisel, Roberta Cunha, Viviane Zuquim.
Alunos do 5º período da Faculdade de Medicina da Fundação Técnica Educacional Souza Marques, Cadeira de Semiologia, Departamento de Clínica Médica.

Orientador: prof.Eraldo dos Santos

Um comentário:

  1. Ola gostaria de saber o nome da bifurcação da aorta!!

    por favor se puder me ajudar!!

    obrigada!!

    ResponderExcluir