: NONA ENFERMARIA: CLÍNICA MÉDICA: HISTÓRIA DA MEDICINA: O ESTETOSCÓPIO

quarta-feira, 11 de março de 2009

HISTÓRIA DA MEDICINA: O ESTETOSCÓPIO

HISTÓRIA DA MEDICINA: O ESTETOSCÓPIO Primeiro estetoscópio: Rene Theophile Laennec (1816)

foto:Science Museum/Science & Society Picture Library




O acesso aos sons do corpo humano é descrito na literatura medica antiga.Nos papiros médicos do Egito antigo, datados do século 17 a.C., constam registros de que era possível escutar sons específicos em um organismo acometido por uma determinada doença.
Hipócrates, o pai da medicina, defendeu a procura de instrumentos filosóficos e práticos para o desenvolvimento da medicina em 350 a.C. e, na época, propôs então um procedimento que consistia em “chacoalhar” o paciente pelos ombros (sucussão) e ouvir os sons produzidos pelo peito do enfermo. Hipócrates também é o pai da ausculta direta desarmada: foi ele o criador do método no qual o ouvido do examinador era aplicado diretamente ao precórdio do paciente, tendo percebido que isso era útil para detectar o acumulo de liquido no tórax.
Somente em 1816, a medicina sofreria uma revolução na rotina da busca do diagnóstico, com a criação do estetoscópio pelo jovem médico francês René Theophile Hyacinthe Leannec, discípulo de Corvisat, criador do método de percussão no exame clínico. Leannec, ao ter que examinar uma adoscelente foi tomado por um sentimento extremo de constrangimento em colocar seu ouvido diretamente sobre o tórax da mesma, método de ausculta utilizado por todos os médicos na época. Recordando então de uma brincadeira que aprendeu quando criança, quando com cilindros ocos, colocados sobre paredes eles se comunicavam, usando o principio da transmissão do som sobre as superfícies. Então, enrolou 24 folhas de papel e pos uma extremidade sobre o peito da paciente e a outra em seu ouvido. Feito isso, percebeu, que não só o som era transmitido através do cone de papel, mas também ficava mais alto e claro. A primeira prova escrita que documenta a ausculta com o uso de um estetoscópio data de 8 de março de 1817, quando Leannec utilizou tal instrumento ao examinar Marie-Melaine Basset que tinha 40 anos de idade.
Leaneec preferiu chamar o instrumento simplesmente de “Lê Cylindre” mudando posteriormente, por conta de seus colegas, para estetoscópio, do grego estetos (o peito) e scopios (observar).Habilidoso carpinteiro, mantinha em sua casa uma pequena carpintaria. Criou então um estetoscópio que consistia em um cilindro de madeira perfurado de ponta a ponta em seu interior. Era composto por duas partes. Uma extremidade possuía um orifício para colocar o ouvido e a outra terminava em formato de cone. Com o “novo” aparelho era possível auscultar sons cardíacos e pulmonares. Leannec publicou sua invenção em 1819. Estudou profundamente várias doenças, sobretudo as relacionadas com as vias respiratórias. Descreveu as lesões da tuberculose pulmonar, a bronquiectasia, o pneumotórax, o empiema e as pneumonias. Deixou como seu principal trabalho De l'auscultation médiate (Paris, 1819).
Veio a falecer em 1826, conseqüência de uma doença a qual passou muito tempo de sua vida estudando: a tuberculose.

Autor: Daniel Almeida Neto e Santos acadêmico da Faculdade de Medicina da UNIRIO
Supervisão: Eraldo dos Santos, professor de Clinica Médica da Faculdade de Medicina da FTESM.

Um comentário:

  1. excelente artigo, muito bem pesquisado e escrito
    juan borges

    ResponderExcluir