Bezoar é um tipo especial de “tumoração”, formada no lúmen do aparelho digestivo a partir da ingesta continuada e prolongada, intencional de materiais não comestíveis, de medicamentos de uso continuo ou de alimentos que compõe o dia a dia da dieta do paciente. Em resumo, são corpos estranhos que formam massas no lúmen gástrico ou intestinal, particularmente em pacientes com distúrbios psiquiátricos ou retardo mental, e em pacientes que apresentem alterações motoras do estômago, decorrentes de vagotomias (troncular ou seletiva), gastrectomias ou em decorrência de patologias que cursem com neuropatia visceral (ex.: diabetes).
A classificação dos bezoares é feita de acordo com o conteúdo da massa.
Que tipo de material pode acumular, formando o bezoar?
• Cabelo humano, resultante de ingestão freqüente (tricofagia), com maior incidência em crianças e mulheres jovens com problemas psiquiátricos, sendo denominado tricobezoar.
Acúmulo de fibras vegetais, decorrente da ingesta na dieta, em pacientes com distúrbio motor pós-cirurgico ou por neuropatia visceral e em pacientes com mastigação deficitária, ou ambos. É denominado de fitobezoar.
O acúmulo de produtos lácteos é denominado de lactobezoar.
• Farmacobezoar é a denominação decorrente ao acúmulo de medicamentos de uso contínuo, geralmente comprimido laqueados, em pacientes que apresentem fator predisponente clinico ou cirúrgico.
• As leveduras podem formar bezoar em pacientes com estômago operado.
• Outros materiais, em pacientes com distúrbios psiquiátricos, como pedras, pregos, tecido, etc., são encontrados.
Quais os achados no exame clínico em paciente com bezoar?
- Emagrecimento e queda do estado geral.
- Sinais clínicos de anemia e desnutrição.
- Distúrbios psiquiátricos.
- Cicatriz de laparotomia por cirurgia gástrica.
- Massa abdominal, por vezes visível e móvel a palpação.
O que é a síndrome de Rapunzel?
Rapunzel é um conto de fadas compilado no livro: Contos para a infância e para o lar, dos Irmãos Grimm.Ela é criada numa imensa torre, prisioneira do mundo, por uma bruxa malvada. O cabelo da menina nunca é cortado e é conservado como uma gigantesca trança.Em raras ocasiões, a massa gástrica prolonga-se como uma cauda para o intestino delgado, conferindo um aspecto curioso ao bezoar, semelhante aos cabelos da personagem, sendo estes casos denominados de síndrome de Rapunzel.
Qual o tratamento para o bezoar?
• Tratamento clínico:
- preparações enzimáticas (papaína ¹) e procinéticos
• Tratamento cirúrgico:
- é o mais freqüente e eficaz
• Desfragmentação endoscópica ¹
• Uso do litotriptor extra corpóreo ²
Referências:
1. Azuara Fernández HM, Azuara Gutiérrez H, Hernández Márquez N, et al : Tricobezoar intestinal : Diagnóstico diferencial en niños con masa abdominal. Bol Med Hosp Infant México. 1989, 46 (11) : 732-35.
2. Canavese F, Maiullari E, Costantino S, et al : Tricobezoar gastrico : Descrizione di un caso clinico apresentazione anomala.Pediat Med Chil, 1994, 16 (3): 289-91.
3.Ariel S. Frey, B.A., M.A.T., Milissa McKee, M.D., M.P.H., Robert A. King, M.D., and Andrés Martin, M.D., M.P.H. Clinical Case Conference: Hair Apparent: Rapunzel Syndrome Am J Psychiatry 162:242-248, February 2005.
4.DIE TRILL, J et al . Tricobezoar. Rev Chil Cir , Santiago, v. 59, n. 3, 2007.
figura 1: Cirurgia gástrica: tricobezoar
figura 2: Peça cirurgica, correspondente da figura 1
figura 3: peça cirurgica - síndrome de Rapunzel
foto fig.3:
Ariel S. Frey, B.A., M.A.T., Milissa McKee, M.D., M.P.H., Robert A. King, M.D., and Andrés Martin, M.D., M.P.H. Clinical Case Conference: Hair Apparent: Rapunzel Syndrome Am J Psychiatry 162:242-248, February 2005.
Escrito por: Eraldo dos Santos e Maria de Lourdes Almeida Neto e Santos, docentes do departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da FTESM.
oi gostari de saber mais informaçoes
ResponderExcluirRESPONDI POR E-MAIL
ResponderExcluir