: NONA ENFERMARIA: CLÍNICA MÉDICA: BEZOAR

segunda-feira, 16 de março de 2009

BEZOAR

BEZOAR: CONSIDERAÇÕES

Bezoar é um tipo especial de “tumoração”, formada no lúmen do aparelho digestivo a partir da ingesta continuada e prolongada, intencional de materiais não comestíveis, de medicamentos de uso continuo ou de alimentos que compõe o dia a dia da dieta do paciente. Em resumo, são corpos estranhos que formam massas no lúmen gástrico ou intestinal, particularmente em pacientes com distúrbios psiquiátricos ou retardo mental, e em pacientes que apresentem alterações motoras do estômago, decorrentes de vagotomias (troncular ou seletiva), gastrectomias ou em decorrência de patologias que cursem com neuropatia visceral (ex.: diabetes).
A classificação dos bezoares é feita de acordo com o conteúdo da massa.

Que tipo de material pode acumular, formando o bezoar?

Cabelo humano, resultante de ingestão freqüente (tricofagia), com maior incidência em crianças e mulheres jovens com problemas psiquiátricos, sendo denominado tricobezoar.

Acúmulo de fibras vegetais, decorrente da ingesta na dieta, em pacientes com distúrbio motor pós-cirurgico ou por neuropatia visceral e em pacientes com mastigação deficitária, ou ambos. É denominado de fitobezoar.

O acúmulo de produtos lácteos é denominado de lactobezoar.

Farmacobezoar é a denominação decorrente ao acúmulo de medicamentos de uso contínuo, geralmente comprimido laqueados, em pacientes que apresentem fator predisponente clinico ou cirúrgico.

• As leveduras podem formar bezoar em pacientes com estômago operado.

Outros materiais, em pacientes com distúrbios psiquiátricos, como pedras, pregos, tecido, etc., são encontrados.

Quais os achados no exame clínico em paciente com bezoar?

- Emagrecimento e queda do estado geral.

- Sinais clínicos de anemia e desnutrição.

- Distúrbios psiquiátricos.

- Cicatriz de laparotomia por cirurgia gástrica.

- Massa abdominal, por vezes visível e móvel a palpação.

O que é a síndrome de Rapunzel?

Rapunzel é um conto de fadas compilado no livro: Contos para a infância e para o lar, dos Irmãos Grimm.Ela é criada numa imensa torre, prisioneira do mundo, por uma bruxa malvada. O cabelo da menina nunca é cortado e é conservado como uma gigantesca trança.Em raras ocasiões, a massa gástrica prolonga-se como uma cauda para o intestino delgado, conferindo um aspecto curioso ao bezoar, semelhante aos cabelos da personagem, sendo estes casos denominados de síndrome de Rapunzel.

Qual o tratamento para o bezoar?

• Tratamento clínico:
- preparações enzimáticas (papaína ¹) e procinéticos

• Tratamento cirúrgico:
- é o mais freqüente e eficaz

• Desfragmentação endoscópica ¹

• Uso do litotriptor extra corpóreo ²

Referências:
1. Azuara Fernández HM, Azuara Gutiérrez H, Hernández Márquez N, et al : Tricobezoar intestinal : Diagnóstico diferencial en niños con masa abdominal. Bol Med Hosp Infant México. 1989, 46 (11) : 732-35.

2. Canavese F, Maiullari E, Costantino S, et al : Tricobezoar gastrico : Descrizione di un caso clinico apresentazione anomala.Pediat Med Chil, 1994, 16 (3): 289-91.

3.Ariel S. Frey, B.A., M.A.T., Milissa McKee, M.D., M.P.H., Robert A. King, M.D., and Andrés Martin, M.D., M.P.H. Clinical Case Conference: Hair Apparent: Rapunzel Syndrome Am J Psychiatry 162:242-248, February 2005.



4.DIE TRILL, J et al . Tricobezoar. Rev Chil Cir , Santiago, v. 59, n. 3, 2007.

figura 1: Cirurgia gástrica: tricobezoar



figura 2: Peça cirurgica, correspondente da figura 1

fotos fig.1 e fig.2:
DIE TRILL, J et al . Tricobezoar. Rev Chil Cir , Santiago, v. 59, n. 3, 2007 .

figura 3: peça cirurgica - síndrome de Rapunzel

foto fig.3:
Ariel S. Frey, B.A., M.A.T., Milissa McKee, M.D., M.P.H., Robert A. King, M.D., and Andrés Martin, M.D., M.P.H. Clinical Case Conference: Hair Apparent: Rapunzel Syndrome Am J Psychiatry 162:242-248, February 2005.

Escrito por: Eraldo dos Santos e Maria de Lourdes Almeida Neto e Santos, docentes do departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da FTESM.

2 comentários: