: NONA ENFERMARIA: CLÍNICA MÉDICA: Hidrocele

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Hidrocele

Embriologia da região inguinal
Em torno do terceiro mês de gestação, há formação de uma evaginação do peritônio em direção à região inguinal, denominada de processo vaginal.
O processo vaginal acompanha o testículo pelo canal inguinal, seguindo o curso do gubernáculo e, normalmente, é reabsorvido completamente a partir do orifício inguinal interno em direção caudal, ao longo de todo trajeto de descida testicular, a exceção das túnicas vaginais.
O posicionamento final do testículo na bolsa escrotal ocorrerá até o nascimento ou durante o primeiro ano de vida.


Definição e considerações
A bolsa escrotal contém um pouco de líquido que ajuda a lubrificar os testículos e facilita sua movimentação.
Hidrocele é a presença de líquido em quantidades anormais dentro do escroto e envolvendo o testículo, decorrente de excessiva produção ou reabsorção insuficiente desse líquido fazendo com que ele se acumule dentro da túnica vaginal (membrana que recobre o testículo) provocando crescimento da bolsa escrotal, em geral lento, indolor e não associado a nenhum processo inflamatório, muitas vezes gerando desconforto ou problemas de ordem estética e constrangimento.Ocorre unilateral ou bilateral, podem ser congênitas ou adquirida

A hidrocele pode ainda ser dividida em:
(1) aquelas associadas à persistência de comunicação com a cavidade abdominal (ou tipo comunicante)
(2) não-comunicantes.

Diagnóstico clínico:
• aumento do tamanho simétrico e regular do escroto ou hemiescroto.
• dificuldade para delimitar o testículo no exame físico
Por tipo:
• Hidrocele não-comunicante:
- o volume não é redutível por manobras digitais
- não existem referências de variação aguda de volume.

• Hidrocele comunicante:
- aumento de volume súbito, com processos febris ou com supostos traumas de bolsa escrotal.
- pode variar de volume durante o decorrer do dia ou aumentar com esforços.
- é redutível com manobras de palpação do escroto.

-Transiluminação positivo: luz transmitida através do conteúdo escrotal: o testículo é bem delimitado, de forma e tamanho normais.

Diagnóstico diferencial:
com outras massas Testiculares indolores: espermatocele, varicocele, tumores:do cordão, do epidídimo ou testicular.

Diagnóstico complementar:
-Ultra-som: coleção de fluido em torno do testículo. Atenção: 10 % dos tumores testiculares estão associados a hidrocele reativa (razão pela qual o testículo deve ser bem visualizado).

Tratamento:
- Cirurgia: é o de escolha.
- Punção: tratamento paliativos em pacientes com mau estado geral, havendo uma elevada taxa de recidiva.

8 comentários:

  1. Gostaria que me ajudasse... Fiz vazectomia e surgiu um aumento significativo do testiculo. Gostaria de saber se com o passar do tempo volta ao normal? Ou tenho que fazer cirurgia para retirada do liquido. Sei que é hidroceles (acumulo de liquido no testiculo) mas preciso de ajuda neste sentido; Por não saber se meu testiculo volta ao normal com o passar do tempo.

    ResponderExcluir
  2. marcio, o recomendavel é que procure um urologista para avaliar se realmente trata-se de hidrocele e ai decidir qual a conduta a ser praticada.

    ResponderExcluir
  3. faz um ano que fiz uma cirurgia de hidrocele, eu tinha um cisto na cabeça do epididimo, no testiculo esquerdo, e após a cirurgia continuo a sentir pequenas dores no abdomem do lado esquerdo que vai até o testiculo e percebi que o cisto está voltando a crescer novamente, pergunto será que tenho que fazer nova cirurgia? e qual seria a situação atual que estou passando? isso é normal voltar?

    ResponderExcluir
  4. amigo carlos é dificil tecer qualquer comentário sem ouvi-lo e examina-lo.
    Recomendo que procure o urologista que o operou ou qualquer médico para elucidar o seu problema
    Feliz 2010

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, realizando pesquisa sobre hidrocele bilaterial, descobri que pode ser congenita ou adquirida, assim sendo, gostaria de obter informações da modalidade adquirida, ou seja, o que pode desencadear, bem como se trabalho pesado é uma forma de se adquirir exemplo, levantamento de saco media 30 a 40 quilos.

    atenciosamente

    neuza b. de carvalho

    ResponderExcluir
  6. A hidrocele adquirida afeta pessoas de qualquer idade e pode ser conseqüência de inflamações, tumores ou traumatismos dos órgãos internos do escroto. Entre os traumatismos que desencadeiam o problema, destacam-se os decorrentes de intervenções cirúrgicas corretivas de hérnias, varicocele (inchaço provocado pela dilatação das veias do cordão espermático) e criptorquia (anomalia caracterizada pela retenção do testículo na cavidade abdominal ou no canal inguinal). Mas a observação mostra que as causas mais comuns das hidroceles agudas ou crônicas são as orquiepididimites inespecíficas (inflamação do testículo e do epidídimo), infecções bacterianas que também podem ser introduzidas ao se fazer o tratamento de doenças da uretra com sondas.
    No caso de levantar excesso de peso pode gerar o aparecimento de hérnia inguinal e hidrocele decorrente da passagem de líquido existente no abdome para o interior do escroto, através de um conduto de comunicação entre ambos.
    as ordens

    ResponderExcluir
  7. Não foi descoberto ainda alguma outra maneira de diminuir este liquido que se acumula no saco escrotal, tipo uma pomada ou antibiotico?

    ResponderExcluir
  8. não,por hora o tratamento é cirurgico, quando indicado por especialista.

    ResponderExcluir