: NONA ENFERMARIA: CLÍNICA MÉDICA: Língua pilosa (língua villosa nigra)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Língua pilosa (língua villosa nigra)

A língua pilosa (língua villosa nigra) é resultado da descamação alterada das papilas filiformes da língua com hipertrofia reativa das mesmas. Clinicamente, é caracterizada por um revestimento de coloração preto amarronzada da superfície dorsal da língua.

Etiologia
Vários são os fatores etiológicos relacionados a esta condição, incluindo a má higiene bucal, perda dentária (a dieta liquido pastosa não permite a descamação normal da língua que é gerada pelo atrito dos alimentos sólidos durante a mastigação), hipossalivação, utilização crônica ou ampla de antibióticos, antidepressivos e outros (vide tabela). Tratamento radioterápico da região da cabeça e pescoço. É mais freqüente em usuários de tabaco e etilistas, do que consumidores de café ou chá. É encontrada em pacientes que são HIV positivos, usários de drogas por via intravenosa, embora não haja valor preditivo para este achado neste grupo.
Poderíamos colocar que a língua pilosa seria o resultado de hábitos de vida compartilhado, como má higiene bucal, uso do tabaco, etilismo, consumo café e chá, etc.

A língua pilosa é freqüentemente denominada de língua negra (língua villosa nigra), mas também pode assumir coloração castanha, branca, verde ou rosa, muitas vezes devido a fatores secundários, como bochechos com substâncias que contenham corantes em sua fórmula, consumo de balas e chicletes, etc.


Sintomas
É uma patologia benigna sendo freqüentemente assintomática, e quando presentes, os sintomas podem incluir náuseas, halitose, disgeusia e aparência pouco atrativa da língua.
Pacientes com língua pilosa muitas vezes podem desenvolver infecção secundária por Candida albicans.

Tratamento
Consiste em boa higiene bucal e da utilização de uma escova de dentes ou de língua, que ajudariam na descamação das papilas.
Aumentar a hidratação e salivação, interromper o hábito de fumar.
Uso tópico de uréia a 40 por cento, retinóides ou ácido salicílico
Uso de drogas antifúngicas se justifica quando há uma suspeita de infecção por cândida.
Se o agente causal for o uso de antibiótico, a condição pode se resolver naturalmente, após a suspensão da droga.

O caso da foto é de um paciente, masculino, de 85 anos de idade, fumante de charuto sem nenhuma história médica notável, que relatava apresentar manchas pretas na língua, há vários anos.
Referência:
1: N Engl J Med. 2006 Jan 5;354(1):67.
Images in clinical medicine. Black hairy tongue.
Korber A, Dissemond J.
University School of Medicine, D-45122 Essen, Germany.
Publication Types: Case Reports
PMID: 16394303 [PubMed - indexed for MEDLINE]

2 comentários:

  1. Apreceu isso na boca da minha esposa, gostaria de saber o que ela deve fazer?

    ResponderExcluir
  2. Douglas voce deve procurar um clinico geral para examinar sua esposa e avaliar se é de ordem médica ou odontológica o tratamento dela.

    ResponderExcluir