: NONA ENFERMARIA: CLÍNICA MÉDICA: A descoberta da insulina

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A descoberta da insulina

Sir Frederick Grant Banting
Nobel de Fisiologia ou Medicina 1923
No dia 27 de julho de 1921, Fredrick Banting and Charles Best, dois pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, isolavam pela primeira vez o hormônio produzido nas células do pâncreas: a insulina. Esta descoberta permitiria o controle do diabetes, uma doença até então mortal.
A primeira pessoa a ser salva após a descoberta da insulina foi Elizabeth Hughes. Ela tinha 14 anos e era diabética. Até o começo dos anos 1920, não havia nenhum medicamento para tratamento da doença, que tinha seu controle, apenas, através de uma rigorosa dieta. Uma solução dificil, uma vez que, para conter os efeitos da doença, era preciso disciplina e rigor alimentar, o que por vezes gerava outras graves conseqüências,como a desnutrição.
No verão de 1922, Elizabeth era só pele e osso e estava muito enfraquecida. Quando sua mãe ficou sabendo que, no Canadá, havia sido descoberto um novo medicamento contra a diabetes, procurou Frederick Banting, responsável pela pesquisa. No dia 16 de agosto, o médico iniciou o tratamento na jovem paciente. Elizabeth recebeu a primeira injeção de insulina.
Nas semanas seguintes, Elizabeth começou a ganhar peso e recuperou as energias. Em outubro, percebeu que tinha crescido. Pouco tempo depois, deixou o leito e voltou a freqüentar a escola. Sua recuperação parecia um milagre.
a primeira usuaria de insulina: a menina Elizabeth Hughes...












a paciente anos depois...

Nenhum comentário:

Postar um comentário