: NONA ENFERMARIA: CLÍNICA MÉDICA: Nódulos de Heberden e Bouchard

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Nódulos de Heberden e Bouchard

OSTEOARTRITE DE MÃOS

Nódulos de Heberden nas interfalangianas distais, nódulos de Bouchard nas interfalangianas proximais e rizartrose nas trapézio-metacarpianas são traduções de osteoartrite das mãos.
Os nódulos de Heberden aparecem nas mulheres a partir da quinta década de vida, geralmente múltiplos, evoluindo com dor e deformidades articulares que podem causar dificuldades funcionais e se confundir com artrite reumatóide.
Os nódulos de Bouchard raramente precedem os nódulos de Herberden, enquanto a rizartrose acomete igualmente a homens e mulheres.
O tratamento das osteoartrites consiste em prevenção do desgaste articular, através do emagrecimento, programas de repouso e exercícios, correção de deformidades articulares, com o objetivo de manter a integridade da articulação.
Depois de instalada a osteoartrite, o alívio da dor se torna o alvo principal do tratamento. O uso de AINEs e analgésicos puros são utilizados regularmente, sendo que os primeiros ficam reservados para os casos em que existe componente inflamatório.
Apoio psicológico, orientação quanto a atividade física e fisioterapia beneficia a maioria dos pacientes.
Infiltrações articulares com corticosteróides ou ácido hialurônico podem ser usados.
Outras drogas como diacereína, extrato não saponificado de soja e abacate soybean unsaponifiables. Cloroquina, sulfato de glucosamina e de condroitina são usadas como antiartrósicos, sintomáticos de ação lenta, enquanto os condroprotetores como glicosaminoglicano têm seu uso controvertido.


Referencia:
Fellet, A. J.; Scotton, A. S.; Oliveira, W. M. L.; Scotton, A. C. B. S.;Fraga, R. O.: Artrite na mulher, < fase="r003&id" materia="1927,">

Nenhum comentário:

Postar um comentário