: NONA ENFERMARIA: CLÍNICA MÉDICA: ALTERAÇÕES DO RITMO RESPIRATÓRIO

quinta-feira, 9 de abril de 2009

ALTERAÇÕES DO RITMO RESPIRATÓRIO

A presença de alterações do padrão respiratório podem associar-se a distúrbios fisiopatológicos específicos tendo importante valor semiológico no auxilío ao diagnóstico do paciente.
Vão de alterações como o aumento ou diminuição da freqüência (taquipnéia e bradipnéia, respectivamente) à variações na amplitude respiratória com ou sem períodos de apnéia, podendo estar associadas a patologias graves com risco de morte iminente para o paciente.

Taquipnéia
- condições fisiológicas (ansiedade)
- patológicas (febre, lesões pulmonares)

Bradipnéia
- fisiológica (sono)
- lesões cerebrais com hipertensão intracraniana
- intoxicação exógena com depressão do centro respiratório

Ritmo de Cantani
Caracteriza-se pelo aumento da amplitude dos movimentos respiratórios, de modo regular. Presente nos quadros onde há acidose metabólica (exemplos: cetoacidose diabética e insuficiência renal).



Ritmo de Kussmaul
Traduz-se por alternância seqüencial de apnéias inspiratórias e expiratórias e surge à medida que a acidose metabólica se agrava. As causas são as mesmas que geram o ritmo de Cantani.


Ritmo de Biot
É caracterizado por um padrão totalmente confuso, com movimentos respiratórios erráticos, freqüência e amplitude irregulares.
Surge em pacientes com hipertensão intracraniana e lesões do sistema nervoso central.



Ritmo de Cheynes-Stockes
Caracteriza-se pela alternância de períodos de apnéia, seguidos por hiperpnéia crescente e decrescente, até a instalação de nova apnéia, e, assim, sucessivamente. Ocorre mais comumente em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva grave, podendo também estar presente em vigência de lesões do sistema nervoso central e hipertensão intracraniana.



Referências bibliográficas:

1. PORTO, Celmo Celeno. Semiologia Médica. 5ª edição. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2005.
2. Lópes M.,Laurentys J.M. - Semiologia Médica.1 ª-ed. Rio de Janeiro, Livraria Atheneu,1986.
3. Dispnéia, disponível em: http://portaldocoracao.uol.com.br/sinais-e-sintomas.php?id=70 Acesso em 31/03/2009.

Autores: Felipe Quirino, João Ricardo A. Marcos, Leonardo Consani, Leonardo Marcolino, Manuela Dias, Paula Natel, Rafael L. Ruback, Thais Ramos alunos do 5º periodo da Faculdade de Medicina da FTESM.
Orientadora: Maria de Lourdes A. Neto e Santos, docente da Cadeira de Clínica Médica, Semiologia, da Faculdade de Medicina da F.TE.S.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário