terça-feira, 6 de março de 2018

CORRELAÇÃO CLÍNICO RADIOLÓGICA

                                      
                                                          (A)                       (B)
Um homem de 59 anos com uma história de seis semanas de dor no polegar. Relatava também tosse, perda de peso e uma história de tabagismo pesado. O exame físico revelou edema, hiperemia e sensibilidade na articulação proximal do primeiro metacarpo direito. No exame do tórax uma massa (10 cm de diâmetro) era visível e palpável sendo fixa as manobra de mobilização. Testes de laboratório revelaram um nível de proteína C - reativa de 123 mg por litro e uma contagem de leucócitos de 34 × 109 por litro. Uma radiografia da mão mostrou osteólise do primeiro metacarpo (painel A, seta) e uma radiografia de tórax mostrou um sólido maciço da parede torácica se expandindo para o espaço subpleurais (painel B, seta longa) e um tumor no hilo do pulmão direito (painel B, seta curta). Uma amostra da lesão metacarpo obtido através de punção aspirativa por agulha foi negativa para bactérias.
O diagnóstico final foi de adenocarcinoma do pulmão com lesões ósseas da mão e costelas. O paciente recebeu cuidados paliativos.
Referência:
Carla Ann Wijbrandts, M.D., and Dirkjan van Schaardenburg, M.D.; N Engl J Med 2013; 368:1731May 2, 2013DOI: 10.1056/NEJMicm1212346, Pain in the Thumb Related to Disease in the Lung

Nenhum comentário:

Postar um comentário