segunda-feira, 4 de abril de 2011

FAÇA O SEU DIAGNÓSTICO...

Uma mulher de 53 anos, branca procurou socorro médico devido a uma descoloração escura da língua(figura A). Quatro semanas antes do desenvolvimento do quadro, havia feito uma cirurgia ginecológica eletiva, da qual ela estava se recuperando.Durante o curso de sua internação,devido a infecção pós-operatória pélvica, fez uso por três semanas de ácido clavulânico amoxicilina e metronidazol.Ela não fumava, mas tinha uma elevada ingestão de bebidas cafeinadas, incluindo seis xícaras de chá e duas xícaras de café por dia. dia 11 de abril será publicado diagnóstico e fonte do caso. Faça seu comentário ele será publicado se voce quiser, colocando OK ao final de sua participação.

11 DE ABRIL DE 2011
DIAGNÓSTICO: Um "swab" de Língua detectou infecção por Candida. Trata-se de um caso de língua pilosa (língua villosa nigra),por Candida secundária ao uso de antibióticos. A língua nigra villosa é uma condição que é muitas vezes atribuída à má higiene oral sendo caracterizada pela hipertrofia e alongamento das papilas filiformes e da falta de descamação normal. A coloração negra é questionada ser devido à infecção secundária por bactérias produtoras de porfirina cromogênico ou leveduras. É mais comum em pessoas mascam tabaco, bebidas cafeinadas ou pacientes infectados pelo HIV. Caracteristicamente confinada aos dois terços posteriores da língua , geralmente não causa sintomas. A paciente foi tratado com uso de fluconazol e em no 7 dias sua língua voltou ao normal(figura B). Referência: The Lancet 2011; 377:1183 (DOI:10.1016/S0140-6736(10)60930-0)

Leia nas publicações do blog,a materia sob o titulo: Língua pilosa (língua villosa nigra) de 14 de setembro de 2009 (Marcadores: medicina interna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário