: NONA ENFERMARIA: CLÍNICA MÉDICA: novembro 2013

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Prof. Marrano: “Artesão do ofício de diagnosticar”

A medicina esta de luto...saudades
 
Mario Giorgio Marrano
18 de janeiro de 1920 - 13 de novembro de 2013 
foto da posse na Academia Nacional de Medicina
“Artesão do ofício de diagnosticar”
Mario Giorgio Marrano nasceu na Itália num pequeno vilarejo chamado Tramutola, situada entre Salerno (considerada o berço da Medicina) sede da mais afamada Escola Médica da antiguidade, e a Província de Cocenza, Capital da máfia na Calábria. Foi um dos maiores médicos semiótas com que tive contato, era incansável nas idas e vindas pelos corredores seculares do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do R.J. , sempre cercado de alunos ávidos em assimilar e desenvolver a maestria da arte de examinar o paciente, coisa em extinção nos dias atuais. Como muito bem definido, em sua posse na Academia Nacional de Medicina, pelo professor e acadêmico Affonso Berardinelli Tarantino que, com precisão latina, disse que via o prof. Marrano  como ¨mus nosocomialis, isto é, rato de hospital."
Descanse em paz grande mestre, seu trabalho não foi em vão e temos por obrigação dar continuidade ao que foi semeado em vida, o senhor foi único, jamais haverá um novo Marrano.¨
Prof.Eraldo dos Santos-9ªenfermaria HGSCM-RJ

 
Acabamos de perder o último SEMIOTA. Não há nem haverá na literatura médica, na área de SEMIOLOGIA, nada que se compare a experiência e o conhecimento do ETERNO MESTRE MARRANO.

 Prof.Luiz Claudio Mattos-9ªenfermaria HGSCM-RJ